quinta-feira, 19 de março de 2009

Recomendação: SUA RESPOSTA VALE UM BILHÃO

Aí está! O último livro que li!

SUA RESPOSTA VALE UM BILHÃO é o primeiro romance de Vikas Swarup e já foi traduzido para 33 idiomas. Foi este o livro que (como diz a capa... rsrs) deu origem ao filme que abocanhou 8 estatuetas na última edição do Oscar (Quem quer ser um milionário? - Slumdog Milionaire).

Como cheguei ao livro?
Confesso! Estava na faculdade, completamente desinteressado no assunto que o professor abordava no momento. Percebi que tinha um livro na cadeira da minha amiga. Pedi pra olhar. Como sabia que o filme tinha sido super elogiado, resolvi começar a ler. Li apenas o prólogo. Simplesmente fantástico.

Quando o livro chegou às minhas mãos foi um desastre. Lia na rua, no ponto de ônibus, no próprio ônibus, no metrô, em casa, no trabalho. Qualquer tempinho livre e lá estava eu com o livro em mãos.

Por que? Porque é encantador, alucinante e brilhante, ao mesmo tempo.
Uma narrativa rápida que prende e surpreende, ao mesmo tempo.
Um personagem cativante que conquista e emociona, ao mesmo tempo.

Aqui, você encontra a sinopse da história:
http://www.sinopsedolivro.com/2009/02/sua-resposta-vale-um-bilhao.html

E aqui, transcrevo dois pequenos trechos que apreciei principalmente pela "discreta" crítica apresentada através dos olhos inocentes do narrador:

“A cortina sobe e a tela se ilumina. Primeiro, os anúncios. Quatro são de empresas privadas e um é do governo. Para ser o primeiro aluno na escola e tornar-se campeão no críquete, devemos comer Corn Flakes no café-da-manhã. Quem usa a colônia Spice anda em carrões espetaculares e conquista garotas sensacionais. Quem usa sabonete Roma é promovido no trabalho e ganha roupas brancas reluzentes. Quem toma uísque Red & White vive uma vida de rei. E quem fuma cigarro morre de câncer de pulmão.”
[Capítulo 1.000, A morte de um herói, Páginas 29/30]


“Essa opulência me deixa intranqüilo. Em Mumbai, eu e Salim entrávamos de penetra em casamentos de gente rica para comer de graça, mas nunca nos ressentíamos diante daquela riqueza. Porém, ao ver esses estudantes ricos gastando dinheiro como se fosse água, experimento uma sensação de inferioridade que é totalmente nova para mim. O contraste com minha própria existência imperfeita me incomoda como uma dor física. Como era de se esperar, minha fome simplesmente murcha e morre, apesar das montanhas de pratos tentadores à minha frente. Percebo então que mudei. E me pergunto como será não ter mais desejo nenhum porque todos os desejos que se tinha já foram satisfeitos, todos foram sufocados pelo dinheiro antes mesmo de surgirem. Será desejável uma existência sem desejo? E será a pobreza de desejo melhor do que a pobreza propriamente dita? Essas perguntas me vêm à mente, porém não chego a nenhuma resposta satisfatória.”
[Capítulo 100.000.000, Jhs Dqopnkqs Az Shnk (ou Uma história de amor), páginas 276/277]


Ps.: Depois que li o livro, perdi o interesse pelo filme... ¬¬
Pelo que já li nas sinopses do filme, vi que mudaram coisas demais...
Poxa, eu sei que não dá pra fazer tudo igual, mas precisava mudar o nome do carinha principal?? Precisava diminuir o prêmio de UM BILHÃO de rupias para 20 milhões apenas?? Precisava transformar o melhor amigo em irmão e a prostituta em amiga de infância??? =/
Bom... quem viu o filme e leu o livro, alega que o livro é infinitamente melhor... O filme não sei quando vou ver, mas algum dia verei, sim... Aí dou meu próprio parecer...

Leandro Neri

4 comentários:

Nana.Oo disse...

Eeeeh.. voce me deixou com vontade de ler o livro! e eu nem vi o filme.. dae nem dah pra estragar nada pra mim! kkkk acho que vai acabar indo na minha lista de livros q tenho que ler nas ferias!! amo livros q voce nao consegue colocar de lado.. sao os melhores!! <3 hehehe... bjoos Le ;**

Anônimo disse...

sempre vou considerar incoerente qualquer tentativa de comparação entre um livro e o filme produzido com base nele. não acho possível dizer qual é melhor dentre dois tipos de arte tão diferentes: literatura e cinema. eu, particularmente, sempre vou gostar mais de um bom livro que de um filme também bom, pois prefiro literatura a cinema. mesmo assim não acho correto dizer que um é melhor que o outro. pra mim, é o mesmo que comparar a seleção argentina de futebol com a seleção argentina de vôlei.

andre' disse...

eu só vi o filme... e achei muito bom...
e depois do seu post fikei bastante curioso pelo livro...

seique vou gostar muito mais do livro... pq prefiro livros...

mas não vou esquecer como saí encantado do cinema... =P

disse...

Hum!!!! Fiquei doida pra ler esse livro. não vi o filme acho que vou ver essa semana que vem, mas depois que vc escreveu deve ser igual ao Caçador de Pipas o livro pra mim foi bem melhor que o filme.
Depois a gente comenta...rs...
Bjos e bom fim de semana amigo!!!