quinta-feira, 5 de março de 2009

Recomendação II: LOUVOR ELETRO ACÚSTICO 2

Conheci o trabalho de Paulo Cesar Baruk bem por acaso. Confesso que até já tinha ouvido falar, mas nunca tinha me interessado por ouvir. Porém, no final do ano, quando estava a procurar algumas músicas de Natal na internet, me deparei com um CD de Baruk para download. A primeira faixa do CD chamava-se "Reina em mim". Como na época eu estava meio fascinado por Vineyard, devido ao DVD (rsrs), resolvi fazer o download da canção pra ver se era a mesma do Vineyard. Sim! Era a mesma! E, para minha grata surpresa, era uma ótima versão!

Fiz também o download de um outro CD, ouvi rapidamente e também dei uma olhada em suas letras de música. Meio que como um tiro no escuro, resolvi comprar o DVD mostrado na figura ao lado - Louvor Eletro Acústico 2 (o mais novo trabalho do cantor com a Banda Salluz).
Se eu me arrependi? Sim, me arrependi de não ter adquirido este DVD antes. Letras baseadas na Bíblia, coerência, ótima banda, belo cenário e produção muito linda!

Ao contrário do que se vê em muitos projetos atuais, Baruk tem por intenção deixar as pessoas no controle de si mesmas. Não há controle emocional, "profetadas" ou pessoas rolando ao chão. Nas orações, ele sempre pede que haja consciência nas palavras. Em determinado momento, quando todos começam a orar ao mesmo tempo, faz algo incomum. Pede para que apenas uma pessoa do público faça uma oração, de maneira que todos possam ouvir e dizer o "amém" ao final.

Alguns pontos fortes:
- A banda. (O pessoal da Banda Salluz realmente se mostra competente na elaboração de belos arranjos originais.)
- O vocal. (Os componentes do back vocal que tiveram bastante espaço durante o show dão um brilho muito especial a cada canção.)
- A pós-produção. (É perceptível que o trabalho feito para embelezar o vídeo foi bem caprichoso e detalhado. Ficou realmente muito bonito.)
- O combate a teologias anti-bíblicas. (Há um testemunho no DVD que vai bem de encontro ao que costumeiramente se vê hoje. PCB aproveita bem a oportunidade.)
- O coral Resgate. (Quando vi na internet um vídeozinho - de baixa qualidade - da música "Há poder" e percebi que o coral saía andando pelo palco no meio de uma das músicas, logo pensei: "Eu realmente preciso ver esse DVD!" rsrs)
- A interação Baruk-Público. (Ficou uma coisa tão intimista que nem parece uma apresentação ou show. Aliás, dá-se a impressão de que Baruk conhecia cada um na platéia. rsrs)

Alguns pontos fracos:
- A faixa "Meddley Black" - mais longa do CD - pode se tornar bem cansativa pra quem não goste de "hip-hop", "rap" e adjacências, como eu. Não estou questionando o trabalho ou a capacidade de Lito Atalaia (responsável por boa parte do Meddley). É apenas que não curto muito o estilo mesmo. Para quem também não gostar, nada que um "pulo de faixa" não resolva.
- E a embalagem podia ser mais bonita, talvez. (Sei lá... O_o... Pra mim, até isso tá bom...)
- Acho que só.

Abaixo vou colocar um vídeo de uma das minhas músicas favoritas do DVD.
O vídeo está em baixíssima qualidade. É óbvio que no produto mesmo, a qualidade de áudio e vídeo é completamente superior. É só pra se ter uma pequena idéia mesmo.



Vale lembrar que Baruk também foi o responsável pela produção vocal do Vineyard no projeto citado ontem. E também tem trabalhado em diversos projetos musicais.
Espero que tenham a oportunidade de conferir este trabalho!

Leandro Neri

2 comentários:

Baruk disse...

Leandro

Paz meu irmão! Estou postando este comentário na intenção de agradecer-te pelo olhar analítico e por compartilhar as tuas impressões conosco.

Muito obrigado pelas palavras incentivadoras e também pelas críticas. Gosto muito de franqueza!

Enfim, que o Nosso Bom Deus continue nos abençoando sempre!

Abração e mantenha contato, blzz?

No Amor do Precioso Jesus!

Baruk

Jonathan Nemer disse...

Hey, que legal o que você escreveu!
Também sou fan dele faz tempo!
Admiro demais o trabalho dele, e agora gostei do que escreveu tambem!
Vamos ajudar a divulga-lo mano. Não sei como tem cada cantor aí estourado, ensinando coisas erradas pro povo, e ele que eh uma benção ainda não é tão conhecido! Sempre posto videos dele no meu orkut, e sempre divulgo!
Tem um cd novo dele chegando no começo de Abril mano, tenho certeza que vai gostar! Ta demaissss! Abraçãooooo e Parabens