domingo, 15 de março de 2009

Recomendação I: VEM, ESTA É A HORA - AO VIVO [Repostagem]

De alguma maneira não muito inteligente, eu consegui apagar um dos posts do meu blog! =P
Mas de um misteriosa maneira, ele me foi restituído por alguém! O_o rsrs
Vou apenas postá-lo novamente hoje! É o post de 04 de março, em que recomendei o DVD do Vineyard!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se você me perguntasse a uns cinco anos atrás a minha opinião sobre a música de Vineyard, provavelmente ouviria algo do tipo: "aff... não gosto...". E quando você me perguntasse o porquê, receberia alguma resposta rala do tipo: "não gosto das letras... são muito simples e blá, blá, blá...". Além disso, o fato de não ser meu costume gostar do comum (ou daquilo que todo mundo gosta) deve ter contribuído, e muito, com a minha implicância com o grupo na época do seu "boom" (no lançamento do CD "Vem, esta é a hora").

Graças a Deus, as pessoas mudam, crescem e amadurecem. Hoje tenho grande apreço pelo trabalho musical da Vineyard! E entendo que suas canções cumprem o propósito pelo qual existe música no "reino". Suas músicas são inclusivas! Este é o grande trunfo deste pessoal! Em tempos de unções, profecias e músicas cheias de metáforas e figuras de linguagem, Vineyard apresenta músicas simples e diretas, que, por sua singeleza, alcançam o coração das pessoas com eficiência.
O grupo lançou no fim do ano passado seu primeiro DVD, que traz parte das músicas mais marcantes do Ministério desde o início. Adquiri e faço questão de mostrar a todos, pois é um DVD de qualidade audiovisual belíssima.

Alguns pontos fortes do DVD:
- O lindo cenário formado por canos e vitrais. (Diferente de tudo que se faz no gospel. Não foi numa igreja nem numa casa de shows. Foi na Casa das Caldeiras - São Paulo.)
- O mapa de palco. (Praticamente, todas as músicas tem uma nova distribuição dos cantores e instrumentistas ao longo do espaço, o que contribui pra que o DVD não se torne cansativo. Aliás, é quase impossível ver apenas uma música. Sempre dá vontade de ver a próxima.)
- A duração e as faixas (Este é um DVD que podemos chamar realmente de musical. São basicamente as músicas - uma atrás da outra. Pode parecer estranho ou óbvio falar isso, mas quem tem acompanhado os DVDs "gospel" da atualidade vai entender.)
- As participações de cantores de outros estilos encaixados ao "estilo Vineyard" trouxe ao DVD um toque bem legal também. Não há quem não goste da participação de Juninho Afram ou Nívea Soares, por exemplo.

Alguns pontos fracos:
- Os mais exigentes vão sentir falta de algumas canções, tais como "Fome", "Todos que tem sede", "Entrega", "Devoção" ou "Sopro de Deus". (Mas, ao que parece, a intenção foi colocar poucas músicas lentas mesmo. Talvez por isso tantas lindas não entraram.)
- Confesso que não encarei muito bem a participação de David Quinlan em "Me derramar". Já estava tão acostumado a ter uma voz feminina firme na condução desta música que não consigo me adaptar com uma voz masculina mais arrastada liderando a canção. Penso que talvez David tivesse sido melhor aproveitado em outra música ou no medley que fechou a apresentação.




No mais, só vendo pra saber.
Quem tiver oportunidade não deixe de assistir.

Leandro Neri

2 comentários:

andre' disse...

Sabe que concordo com tudo que vc colocou no post... rs
Fã 'inveterado' do Vineyard Brasil, gosto de todos os CDs, inclusive o 'Atitude' que muita gente não curte... rs
Amei o DVD... vale muito a pena...
Maravilhosa indicação...
Tá mais que endossada!

Anônimo disse...

Aha!! agora eu liiiiii!!!!! e estou curiosíssima para conferir o dvd!!!!
q vontade de assistir, q vontade de assistirr!!!!
bjooo
e nao esqueça dele no domingo proximo viu!