sábado, 19 de junho de 2010

Definitivamente, talvez... (II)

Esta deve ser a cena favorita da maioria dos espectadores do filme. É neste ponto que os diretores nos fazem começar a torcer para que April seja o par romântico de Will. Aos 35 minutos de fita, após Will revelar que irá pedir Emily em casamento, April resolve ajudá-lo em como fazer isso. E o diálogo a seguir se desenrola.
- Ela chega amanhã. Fiz uma reserva em um restaurante francês chique no Upper East Side.
- Minha nossa. Vai fazer isso em uma sala cheia de estranhos?
- Sim, vou. Qual o problema?
- Nenhum. Acho que mostra confiança. O que vai dizer?
- Ainda estou pensando. Não sei.
- Pratique comigo. Pratique comigo. Sou boa nisso. Serei Emily: "Sou Emily, sua namoradinha da faculdade. Quer me perguntar algo?"
- "Emily."
- Espere! Precisa ficar de joelhos.
- Não vou ficar de joelhos.
- Ela vai gostar de vê-lo de joelhos.
- Não vou ficar de joelhos.
- Grande erro. Certo.
- "Emily."
- "Sim, William."
- Não me faça rir. "Emily, você quer... casar comigo?"
- "Não."
- Meu Deus.
- "O que quer dizer com 'quer casar comigo?'? Não te vejo há semanas! Não parece feliz ou empolgado com a perspectiva do nosso casamento. Está pedindo que eu abra mão da minha liberdade, minha alegria de viver, por uma instituição que quase nunca dá certo? E por que devo me casar com você? Por que quer se casar comigo? Além de satisfazer um desejo burguês de um ideal imposto pela sociedade desde a tenra idade para promover uma ideologia capitalista?"
- Uôu! Ai, meu Deus!
- Devia ter ficado de joelhos!
- Cale a boca! Ouça. "Quero me casar com você porque é a primeira pessoa que quero ver ao acordar pela manhã e a única que quero dar um beijo de boa noite. Porque a primeira vez que vi essas mãos, não pude imaginar não poder segurá-las. Mas principalmente porque, quando se ama alguém como eu te amo, casar é a única coisa a fazer. Então, quer se casar... comigo?"
- "Definitivamente. Talvez. Preciso pensar a respeito."

Com uma declaração tão apaixonada assim, é até difícil imaginar que Will terá o coração arrebentado por Emily alguns minutos após essa cena. E parece ser bem assim na vida real também. Temos mesmo que quebrar tanto a cara assim? Será que vamos encontrar o que procuramos no final disso tudo? O título do filme é uma boa resposta para essas questões.

Leandro Neri

Um comentário:

andre' disse...

eu já tinha comentado esse post... odeio esses erros que sempre apagam meus posts... ¬¬

essa realmente é uma das cenas que eu mais lembro do filme... linda demais... estou doido para ver esse filme novamente...

"Devia ter ficado de joelhos!"

^^ vou lembrar disso quando chegar minha vez... xD