sábado, 26 de junho de 2010

Como treinar seu dragão (LIVRO X FILME)

Sendo bem generalista, gostei do livro. A leitura é rápida, agradável. A textura é bonita, com letras grandes e hilárias gravuras. Mas, sendo também honesto, o filme é muito melhor!

Eu sei que os fãs da Literatura Internacional, quase sempre, gostam de criticar as adaptações para o cinema, mas o fato é que gostei de cada alteração operada pelos diretores do longa. Basicamente, o que permanece do livro para o filme é que nosso herói Soluço tem tudo para não ser esse herói, com toda a sua pequenez e insegurança.

No livro, Soluço sabe falar a língua dos dragões e é detestado pelos colegas que acreditam num antigo Poderoso Viking que defende a teoria de que 'gritar bem alto' é a única maneira de domar as feras, que, na verdade, são seres pensantes, quando não mais inteligentes que humanos.

Achei muito sensato da parte dos diretores do filme mudar tudo isso. Por quê? O adorável Banguela que nos é apresentado no cinema é um chato (muito chato!) no livro. É egoísta, insensato e minúsculo (¬¬)! Eu sei que é engraçado ler os comentários a respeito da miudeza de banguela, mas toda a lenda em torno do misterioso "Fúria da Noite" trazida no filme me foi muito mais emocionante!

Ao contrário da grande maioria dos leitores, "Como treinar seu dragão" não despertou em mim o desejo de ler o próximo volume da série - "Como ser um pirata" -, mas eu certamente estaria nas filas do cinema novamente para ver uma sequência da história criada pela DreamWorks.

Leandro Neri

3 comentários:

andre' disse...

uma pena que eu não vi o filme em 3D, aliás, faz tanto tempo que não vou ao cinema... =[

mas ainda vou ver o filme e ler o livro... aliás, os livros, que já estão na minha listinha de leituras posteriores lá no skoob...

;D

E aí, leu Percy Jackson?

Giselly disse...

Ihhh Andre,,, eu vi em 3D com o LELE! bju!

Muito Igual a Você disse...

Vou querer conferir também. Ah, o banguela é um fofo! =}