segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Otimistas/Pessimistas

Uma coisa eu sou: otimista!
Por quê? Porque ser pessimista não vale a pena.

Quantas vezes você ouviu falar que o pessimismo ou o murmúrio contribuíram para a resolução de algum problema? Poucas, se não nenhuma! Quando temos uma atitude pessimista, tudo que conseguimos é antecipar o momento do sofrimento, como se fosse possível amenizá-lo no momento de senti-lo de verdade.

Lembro-me do meu professor de Cálculo II na faculdade quando fazíamos suas provas. Para cada aluno que se aproximava de sua mesa para entregar a avaliação, ele repetia a mesma frase: "Saia daqui confiante de que tirou um bom 10,0! E se na semana que vem você descobrir que não foi bem, então vamos tomar uma maneira de resolver a situação." Acredito que poucos foram capazes de seguir o conselho do sábio professor Jaci, mas tenho certeza de que aqueles que tentam aplicar em suas vidas esse simples ensinamento, são pelo menos um pouco mais felizes.

Da vida já temos inúmeros "não's". Por que não arriscar em busca de um "sim"? Tudo pode ser visto de infinitos ângulos. Por que então enxergar através do pior?

Não! Nem sempre fui um otimista! Por um longo tempo talvez tenha sido um preocupado aborrecido, ansioso e agitado, até perceber que isso não me acrescentava nada. Aliás, nada mesmo! Comecei a observar que os otimistas que conhecia pareciam ter um relacionamento com a vida mais prático que o meu. E, aos poucos, o conviver e conversar com essas pessoas moldou o caráter de quem sou hoje.

Claro! Qualquer um pode ter suas recaídas, mas felizes os que logo se levantam e, ainda que aos trancos e barrancos, seguem suas vidas. Por que desperdiçar nossos preciosos momentos pensando no que "poderia ter sido", no que "não poderia ter acontecido" ou no que "certamente irá acontecer"?

O que "poderia ter sido" não foi! Como proceder então?
O que "não poderia ter acontecido" aconteceu! O que fazer agora?
O que "certamente irá acontecer" a Deus pertence! Você é Deus?
Na maioria das vezes, a vida pode ser muito mais simples do que a fazemos parecer! E temos mais razões do que imaginamos para ser felizes (e otimistas!)

Natasha Bedingfield sabiamente canta uma canção que diz:

Um dia destes eu vou ficar louco achando que
Todos estão contra mim
E que o mundo quer lutar comigo
Me preparando para a batalha com um inimigo invisível.
Enquanto me estresso eu fico cego para as lições
que poderiam ser uma dádiva, se eu confessasse
que o inimigo que eu tento derrotar está escondido em mim.

Mas está tudo bem agora
O que está me preocupando?
Tenho meus sonhos, minha vida, meu amor...
Tenho meus amigos e o sol que ilumina...
Por que eu estou tornando as coisas difíceis para mim mesmo
Quando eu tenho tantas razões para ser feliz?

Leandro Neri

7 comentários:

Ju Vieira disse...

Acho que vc nem vai lembrar de mim, há um tempo atrás trocamos recados pelo blog...daí deu a louca aqui e eu tava relendo uns posts meus, e vi uns recados antigos, e vi um seu falando do Jon McLaughlin, acho q ouvi uma música dele no teu blog, mas na época eu nem me apeguei...
sabe que tempos atrás eu o ouvi no lastfm de alguém,gostei e fui procurar...fiquei viciada em "beating my heart" rsrs
como essa vidinha é engraçada não!rs

beijus

Unknown disse...

Coincidentemente, minha sorte de hoje do orkut foi: "O pessimismo nunca ganhou nenhuma batalha".

=P

Realmente, ser pessimista não vale a pena, e acho até que atrai coisas negativas para nossos planos. Entretanto, é preciso se esforçar para adquirir otimismo, porque não considero uma tarefa fácil.

Mas, é sempre bom lembrar de outras palavras do sábio professor Jaci: "Não desanimais, pelo contrário: Animais!" =P hehehe

Beijos!

Leandro Neri disse...

Olá, Ju!
Obrigado pela visita!
Já te respondi lá no teu blog, ok?? =]
Abração!! E volte sempre que puder! \o/

E Cícera!!
Curioso esse trem do orkut aí, né não??? Vai ver é um sinal!!! O_o
rsrs
E o Jaci era fera, num é?
Deixava a gente apavorado, mas num tinha como se zangar com ele... hehehehe
Tinha me esquecido dessa do "Animais!!" huahiahuiahia
Bon tempos! =_]

Unknown disse...

Sabe que eu acho que o Jaci devia ser homenageado no dia da colação de grau? =P

Anônimo disse...

Como eu quero ser mais otimista! Sou aquele tipo "pés no chão até demais"...beiro o pessimismo mesmo :( Deus me ajude! rs

Leandro Neri disse...

Tainá!
Saudades!!
Ser pessimista não é bacana!! hehe
Acho que temos bons motivos para agradecer a Deus e ser felizes, né? =]

Alinne Silva disse...

Ahh, eu sou otimista [na maior parte do tempo]! Prefiro olhar pras coisas assim! Ótimo post!


Linda música.

Xerooo