sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sobre PROCRASTINAR - I

Tanto procrastinei o dia de fazer este post que já nem sei direito por onde começar.
...
A princípio, nem era minha intenção fazer uma série de posts sobre este mesmo tema. No entanto, não mais que de repente, percebi que várias das informações que desejava compartilhar aqui com vocês tinham, de uma maneira ou de outra, alguma relação com o tema do que agora espero ser uma série de posts. Digo “espero”, porque talvez, quem sabe, eu acabe procrastinando tal feito.
...
Se eu costumo procrastinar? Acho que todos costumam. Mas às vezes acho (talvez seja paranóia minha) que meu estágio já pode estar um pouco mais avançado do que o da maioria das outras pessoas. E talvez isto explique o porquê de eu sempre adiar a indicação do blog de cartoons que eu queria ter feito há muito tempo. Ou, ainda, explique o porquê de até hoje eu não ter agradecido pelos comentários tão legais em “meu último texto chato” (Aliás, as pessoas parecem adorar quando eu sou chato, né? Obrigado, pessoal! hehe).
...
Sabe, eu li bastante sobre a procrastinação antes de começar a escrever. E, pra falar a verdade, eu fiquei foi com medo. Sabe quando você começa a ler muito sobre uma determinada doença e já acha que a contraiu, por apresentar algum minúsculo sintoma? Ou quando você acaba de assistir uma notícia sobre a gripe mexicana e logo em seguida dá um espirro? Tipo isso. Talvez pior.
...
Ao contrário do que se pensa, procrastinação não tem nada a ver com preguiça. O preguiçoso não quer fazer nada. O procrastinador apenas não quer fazer nada relacionado a determinada(s) tarefa(s). O procrastinador pode estar exausto para estudar para aquela prova de concurso, mas pode estar completamente disposto a organizar a sua gaveta de DVDs ou as músicas de seu celular. O procrastinador pode adiar eternamente aquela consulta médica, porque não tem tempo, mas está sempre pronto para assistir seu programa favorito cinco minutos antes de ele começar. O procrastinador pode deixar para última hora aquele trabalho que precisa ser entregue na semana que vem, mas é capaz de gastar horas escrevendo um post para seu blog.
...
Porém, também descobri que a procrastinação pode ser muito pior do que o que imaginamos. Há vários quadros clínicos relacionados ao ato de procrastinar. Existe procrastinação fisiológica e psicológica. Existem procrastinadores relaxados e tenso-nervosos. Existe até uma procrastinação especial para quem estuda, designada de “Sìndrome do Estudante”. Descobri isso enquanto procrastinava na WIKIPEDIA.
...
Bem, se você chegou até aqui, ou você é muito meu amigo ou também curte pra valer uma boa procrastinação.
..
E já que chegou até aqui, não procrastine um comentário. Faça uma pessoa feliz e diga o que achou deste enorme texto procrastinador.
...
Aproveite ainda e veja o que a DESCICLOPÉDIA tem a dizer sobre a Lei da Procrastinação Universal. (Não sabe o que é DESCICLOPÉDIA? Não sabe o que está perdendo! É um ótimo espaço para procrastinar horrores.)
...
E aguarde com carinho o próximo post!
...
Leandro Neri

7 comentários:

andre' disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andre' disse...

OMG!!! Eu sou um procrastinador... oO
vc sabe deixar as pessoas com medo... rs
acho que sou procrastinador compulsivo... Eu só posso ter a síndrome do estudante... e sobre o arrumar gavetas de DVDs e músicas de celular... somos mais parecidos do que eu possa imaginar... kkkkkk
Falando nisso, estou tão ansioso para ver meus DVDs... hehehehe

xD

"Se alguém está procrastinando ele tende a se manter nesse estado até que uma força na direção contrária (o prazo) atue sobre ele"

^^ acho que nem isso funciona comigo...
prova clara é a prova que eu tenho hoje que adiei o estudo até hoje e agora não consigo começar... pois penso que nem vai valer a pena estudar agora... só vai me cansar... kkkkkkkkkkkk

será que algum outro procrastinador vai ter coragem de ler esse meu coments gigaaaaaaaante??? xD

Anônimo disse...

Adorei esse texto e medescobri uma procrastinadora compulsiva (existe?)!!! ainda nao sabia a palavra tecnica pra me descrever.... Neri Big é mesmo muita cultura...kkk
Genteeee.... Leandro, tem um remédio pra isso??
o.O
Meu Deus, vou estudar!
bjoo

Madeimoselle Clotilde disse...

Puxa, acho que também sou uma procrastinadora! =o rsrsrs
Amei o texto e o blog.
Tornarei minhas visitas um pouco mais constantes! =D
Que Deus te abençoe!

. rafael rocha. disse...

deu muiiiita preguiça, assumo

hehe

:)

Jessica disse...

Sou uma procrastinadora (ou procrastinara? procrastinarei o resultado) nata. Vivo deixando pra amanhã o que posso fazer hoje ... VAI SABER :D ótimo texto e blog. Parabéns.

Unknown disse...

Eu esqueci parte do que ia dizer aqui ontem. Bom, era algo assim:
Eu ia olhar no Aurélio o que é procrastinar pq vi que seu post está imenso... mas quando passei os olhos sobre o texto tinha uma coisa assim: "se chegou até aqui... amigo". Senti remorso por pensar em não ler tudo =P E olha que adoro ler... li.
Bom, e eu tenho que dizer que adoro a desciclopédia, principalmente sobre a Reversal Russa: Na União Soviética, o dia de fazer esse post procrastina VOCÊ!