quarta-feira, 27 de maio de 2009

Polêmica: A CABANA

A princípio, eu escreveria um post sobre o livro. Mas desisti. Existem inúmeras resenhas e opiniões sobre na internet. Basta ir ao google. Alguns vão colocar a obra sobre o mais alto pedestal. Outros a reduzirão a um como que "quase nada".

Mas eu quero falar sobre o vídeo abaixo:


Para quem não pôde ver, o vídeo trata-se de um "pastor" (que, sinceramente, esqueci o nome e não me interessa saber no momento) criticanto veementemente "A Cabana" e recomendando suas "ovelhas" a não o lerem jamais.

Vocês já repararam como os pastores de hoje em dia se ocupam em ditar regras? "Não leia isso."; "Não veja aquilo"; "Não ouça aquilo outro."; "Não beba assim."; "Não coma assado." e por aí vai.

Acho engraçado isso. Deus entregou a Moisés apenas 10 mandamentos, que o homem incompetentemente não cumpriu. Jesus vem ao mundo. Morre pelos incompetentes. E o que os incompetentes fazem? Criam mais diversas leis para juntar às que eles já eram incapazes de cumprir.

Quando Paulo escreve a Timóteo sobre o zelo na pregação, ele diz: "Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina." (II Timóteo 4.2)

Bom, pra começar faltou "longanimidade" aos montes no vídeo do nosso querido aí. Também, no texto bíblico, não encontrei expressões do tipo: "Proíba; zombe; ordene; mande." A primeira orientação, aliás, foi: "Prega a Palavra." E, em meu coração, tenho muita certeza de que se nossos pastores e líderes se preocupassem mais com essa parte específica, talvez as demais fossem menos necessárias. Se eles se ocupassem realmente em ensinar A PALAVRA apenas, acredito que teríamos ovelhas preparadas pra reconhecer os verdadeiros lobos que se nos apresentam. Infelizmente, a maioria está ocupada com a elaboração infindável da lista de "pode's" e "não pode's".

Há de se reconhecer também a culpa dos liderados. Já não há mais interesse pela palavra também. O esquema é receber as ordens e repassá-las a todos os demais. E quem se recusar ou questionar, está "fora da visão". "Crucifiquem-no".

Um último destaque: Você nunca ouviu o tal pregador acima. Se você confia em mim, pode ler minha opinião e pensar: "Que cara idiota!". Mas espere. Você nem o ouviu pregando antes. Não ouviu nenhuma opinião contrária à minha. Como você pode julgá-lo assim?
Percebem? Foi mais ou menos isso que o nosso amigo pregador fez? Aproveitou sua posição, ridicularizou o livro e fez aqueles que confiam em sua pregação desprezarem o autor de "A Cabana" tanto quanto ele.

Agora seja inteligente e veja o outro lado da história.
Uma entrevista de William P. Young:


Veja bem. Tenho uma posição formada quanto ao tema. Gostei de "A Cabana", mesmo não concordando ou gostando de tudo. E, inclusive, recomendo o livro a quem se interessar. (Até porque duvido muito que um ser humano dotado de um pingo de bom senso vá sair por aí fazendo orações à Santa Mãe Negra na Cabana, como insinuou o prezado. Aliás, alguém precisa avisá-lo que é uma obra de ficção.)

Por fim, desprezo a postura do pastor ali em cima. Postura esta que, na minha opinião, pode privar os demais de formarem suas próprias opiniões.

Leandro Neri
Quero tentar prometer que esse vai ser meu último texto "chato" desses dias. rsrs
Talvez eu consiga. =]

9 comentários:

. rafael rocha. disse...

gosto mais dos seus textos "chatos"!

rá, xD

e, sobre o livro, não vou falar nada! apenas considero que vale muito a pena ler... na verdade, eu acho que sempre vale a pena ler! afinal, até do que penso ser ruim (não incluo "A cabana") dá pra extrair bastantes coisas boas!

bom texto, rapaz! o segundo vídeo eu já conhecia! o primeiro eu não tive sequer curiosidade de assistir (mas nem falei mal do pastor, haha)! :)

Will Lima disse...

Eu tmb gosto dos seus textos "chatos"

Naum vi os vídeos [pra variar um pouquinho]

MAs gostei dos comentários!

Ri muito imaginando a criação d euma "Cabana" para idolatrar a Santa-Mãe-Negra ou Papai - Coisa sem nexo O_o
rsrsr

Abraços amigo!

andre' disse...

tb gosto dos textos chatos... rs

e também gostei do livro, e acho que a leitura vale a pena... mais uma vez não consegui ver os vídeos... mas agradeço sua lembrança no post para aqueles que não conseguem ver os vídeos... explicando o que eles mostra logo abaixo... =]

abraço amigo!

Alinne Silva disse...

Relaxe, vc é chato, se nós viemos aqui, é porque também gostamos de textos chatos =P

Adorei. Vou viajar e pretendo levar o livro pra ler xD

Viviane Jorge disse...

Olá

Eu li e gostei muito do livro! Confesso que chorei muito e Deus ministrou a minha vida através desse livro.
O fato de Deus ser uma mulher negra enorme não muda nada! Os sentimentos q esse personages transmititiu ao longo da historia é apenas um milesimo do q Deus Pai sente! E ei acho isso fantastico!

Nós cristãos temos q aprender a relevar certas coisas. Algumas das vezes não levar tãaao ao pé da letra a forma como as coisas são ditas (metaforas e exemplos etc), mas a real essencia delas.

e pra mim a essencia desse livro foi maravilhosa.

Enfim Deus usa e age da forma q Ele quiser! Se um dia Ele quiser aparecer pra alguem como uma 'negra gorda e cozinheira', não me surpreenderia. Afinal, Ele é DEUS!

Mas chega de escrever....gostei da sua opinião. Nota 10! Parabéns..

=*

Anônimo disse...

Gostei do seu texto chato também ^^

Nossa, eu fico muito, muito indignado com esse povo que saem dos padrões bíblicos e inventam modinha e polêmica no meio cristão, e os acéfalos sem critério para pensar criticamente seguem qualquer coisa na qual são expostos.

Gostei do seu texto. Continue com textos chatos =D

Marília disse...

Penso exatamente como vc os pastores de hoje estão se esquecendo dos fariseus e o templo u.u

Deus é Minha Força disse...

pra que vou ler uma coisa que tem duvida ?

eu so mais fica lendo a biblia e outros livros que nao cause polemica....

A biblia alimenta e esse livro ? com polemica ? so traz duvida...

Anônimo disse...

Não li o livro, nem vou ler. O cara disse que agente nao deve imitar Jesus, na Bíblia diz..sedes imitadores de Jesus. Nao sei oq deu na cabeça dele pra publicar esse livro, pq nao deichou apenas pros filhos dele? heuaehuaeh,