sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Quem complicou a minha Bíblia??

Bem, já estava mais do que na hora de retomar a uma leitura séria, comprometida e organizada da Bíblia. Qualquer cristão que se preze sabe que, de fato, a leitura da Bíblia é fator essencial para todos os que desejam ostentar o título de “cristão”. E como todo ‘bom’ ser humano, de fato, a maioria dos cristãos não cumpre este fator essencial. Daí a grande importância de comprometer-se a ler com outras pessoas. Na verdade, todo mundo sabe disso. Difícil é pôr em prática, dar o primeiro passo. Graças a Deus, este primeiro passo já foi dado. Agora vem a segunda parte (pensando bem, talvez mais difícil que a primeira): manter o compromisso. Ô coisa difícil para o ser humano é manter um compromisso. Nestas horas é que fica mais fácil contemplar a perfeição da fidelidade de um Deus que insiste em nós.

Desta vez, a leitura começou diferente. Não! Não foi lá no princípio do mundo! Não foi em Gênesis! O livro escolhido: Romanos, uma das preciosas epístolas de Paulo. Quão empolgado fiquei para o início desta caminhada por aqui. Estava realmente animado (não que não esteja animado agora, mas era uma animação diferente).

O ano começou e a leitura também. Que maravilha poder orar, abrir a Bíblia no livro de Romanos, ler e... não entender NADA!

“É... Devo estar mesmo desacostumado a isto...” – pensei. “Mas com o tempo isso melhora.”
Não! O tempo não melhorou a situação! Persisti na leitura e confesso que, até ontem (já em mais da metade do livro), não tinha absorvido muita informação. Confesso que não me lembro de ter achado um texto bíblico tão difícil desde a minha frustrada primeira leitura de Levítico quando eu tinha 9 anos. Cheguei a brincar: “Ei, quem dificultou isso aqui??? Eu lembro de já ter lido isso e não ter achado tão difícil assim! Alguém complicou minha Bíblia!”
Teoria 1: Fiquei tão enferrujado depois de um ano de leitura bíblica desorganizada que a desaprendi a aprender.
Teoria 2 (mais otimista!): Deus, por sua graça e misericórdia, tem me dado crescimento espiritual e, a partir de agora, começa a exigir um pouco mais de esforço de minha parte para conhecê-lo melhor.
Teoria 3: alguma, até então, confusa fusão entre as teorias 1 e 2.
FATO: Se eu estava animado no início, agora tenho encontrado mais motivação ainda. Motivação para entender o que não tenho entendido. Motivação para conhecer e buscar conhecer mais e mais o poder do evangelho e da Palavra aplicados em minha vida. Amo o Senhor e quero viver para agradá-lo.
Ps.: Para quem anda tendo dificuldades na compreensão desta maravilhosa carta de Paulo, pude encontrar hoje na internet um precioso recurso que pode auxiliar. É uma paráfrase resumida da carta de Paulo em uma linguagem mais corrente. A quem interessar, eis o link:
http://www.monergismo.com/textos/comentarios/parafrase_dodd.htm
Valeu, pessoas!!!
Esse foi o primeiro textinho sério! rsrs
Depois posto coisas mais lights!... ehehhe
Abraço!!!

Leandro Neri

2 comentários:

Charles Lima disse...

agora ele tem um blog! pode ter certeza que estarei aqui porque gosto de ler blogs hehe, mais do que ter um, mesmo porque o meu se perdeu no tempo XD

parabéns o começo ja ta otimo

. rafael rocha. disse...

ah, tudo o que Paulo escreve é tão explicitamente simples que acaba ficando difícil de entender. talvez porque gostemos de complicações, rs

abraço, Leandro!

=]