segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Marina

Ontem, finalmente aconteceram as eleições. Havia decidido não me manifestar em nenhum momento aqui no blog a esse respeito, até mesmo porque meus conhecimentos políticos não são lá muito abrangentes. Em outras palavras, "medo de passar vergonha".

Entretanto, não posso deixar de expressar o que me vem à mente desde ontem à noite após o resultado da apuração. Marina surpreendeu e conquistou quase 20 milhões de votos do eleitorado brasileiro. Como eu fico em relação a isso? Muito satisfeito! Mesmo não tendo chegado ao segundo turno, esta é com certeza razão para celebrar "vitória" como disse a candidata em entrevistas ontem.

Por outro lado, entristeço-me por saber que Marina poderia ter ido ainda mais além e não o fez pela falta de fé da população. Não me refiro à fé cristã, mas no sentido de esperança e confiança de que é possível mudar. Ouvi inúmeras pessoas dizerem: "Gosto da Marina, mas não voto nela porque ela não tem chance de ganhar..." Ora, se todos que declararam tais palavras tivesse votado em Marina, imagine quantos votos mais não teríamos angariado!

Como se não bastasse, ainda temos os vários que se recusaram a votar em Marina por um único motivo: "Ela é crente." Preconceito nada enrustido, descarado mesmo! Preconceito, aliás, que partiu até mesmo dos próprios cristãos. Não se analisa ideias ou atribuições. Pressupõe-se não ser bom baseado em decepções anteriores.

No final das contas, o que eu enxergo? Um país que perde a oportunidade de colocar alguém que demonstrava ter zelo, decência e ordem por uma nação carente de honestidade e respeito, para, em troca, "não mexer no que está ruim". Um país que deixa de votar em alguém que defende o meio-ambiente de maneira exemplar para colocar no Planalto quem polui a cidade com panfletos e "santinhos" a perder de vista. Um país que troca alguém hábil para a comunicação com o rico e com o pobre, treinada pela própria vida para, quem sabe, poder pelo menos manter sua posição social.

E outra: não somos um povo que sempre exaltou a origem humilde de nosso atual presidente? Onde está o reconhecimento de Marina? Sua história humilde provavelmente daria uma produção muito mais emocionante que qualquer "filme da Globo"... A história de Marina SILVA. (Quer mais Brasil que isso?!) No mais, vejo-me de mão atadas para o segundo turno. Não quero votar nulo/branco. Não quero votar 13 ou 45. O que eu quero? Queria Marina Presidente.
...
Leandro Neri
P.s: Pelo menos, Brasília ainda me faz ter um pouco de esperança depois de ter se constituído um dos maiores eleitorados de Marina nas Eleições 2010.

2 comentários:

Muito Igual a Você disse...

Concordo com TUDO. Leandro, você fimplesmente disse tudo! Tenho orgulho de ser Brasiliense e ter votado Marina. Sinto muito não termos conseguido elegê-la, mas me sinto bem, por ter feito minha parte! Foram minhas primeiras eleições, mas para sempre lembrarei. Para mim, para Brasília e para o Twitter (Marina Presidente nos TT's mundiais) Marina é a nossa Presidente. Não quero votar no segundo turno, nem pro governo do DF, kkkk, como faz? Abraços Leandro! Gostei muito do post!

andre' disse...

Belo post amigo! Não usaria melhores palavras para expressar minha opinião!

Abração!