domingo, 10 de outubro de 2010

Encantada

No final de semana que antecede mais um dia das crianças, nada melhor do que indicar um filme tão inocente e cativante como Encantada!
ADORÁVEL! Para descrever o longa em apenas um adjetido, este seria o ideal. Me perdoem os mal-humorados, mas Encantada tem muito do que agrada a mim e a tantas pessoas que ligam a TV ou vão ao cinema em busca de diversão despretenciosa. Aliás, somente sendo muito mal-humorado para criticar severamente uma obra de tal delicadeza.

O filme é um conto-de-fadas que se inicia em formato de desenho no Reino de Andalasia onde a camponesa Giselle canta junto aos seus amigos animais uma canção sobre o amor verdadeiro. Em pouco mais de 10 minutos, ela conhece seu príncipe encantado e, "como de costume", marca seu casamento para o dia seguinte. A madrasta má Narissa, então, entra em cena e, para evitar que Giselle suba ao trono, lança-a no fundo de um poço que desponta numa "terra onde não há finais felizes", Nova Iorque.

É aí que somos apresentados ao elenco excelente da produção. Amy Adams não poderia estar mais adorável interpretando a jovem cheia de sonhos e inocência perdida no cruel "mundo real" que aguarda o príncipe encantado vir em seu resgate. Patrick Dempsey é o perfeito cético que lembra a muitos de nós a dor de um coração partido. James Marsden e Susan Saradon encarnam perfeitamente os já esteriotipados papéis de príncipe encantado raso e bonzinho e bruxa má que se transforma em horrível dragão.

E não poderia deixar de citar a música que rendeu ao filme três indicações ao Oscar. Aliás, razão pela qual adquiri o DVD. Jon McLaughlin e Carrie Underwood em mesmo longa eram para mim certeza de pelo menos encontrar uma ótima trilha sonora. Os números musicais foram compostos pelos mesmos responsáveis de outros clássicos Disney como "O corcunda de Notre-Dame". Faço uma ressalva: Não sei de quem foi a ideia de dublar os números musicais também. Apesar de terem sido muito bem versionadas para a língua portuguesa e até bem interpretadinhas, qualquer performance fica pequena diante da doce voz de McLaughlin ou dos poderosos agudos de Carrie. Por isso, fiz questão de assistir a versão original primeiro.Por fim, "Encantada" é responsável por resgatar valores que vem se perdendo ao longo dos anos, fazendo homenagens e críticas a esse estilo de contar história que Walt Disney imortalizou. A bruxa é má, a mocinha é boa, sofre, mas não desiste de enxergar a vida e o próximo com bons olhos, o que a conduz ao seu "final feliz". Para as crianças, um exemplo. Para os mais crescidinhos, uma chance de reviver e sorrir com as lembranças da infância.
...
Leandro Neri

2 comentários:

Muito Igual a Você disse...

Eu AMO esse filme. Já o vimais de 5 vezes e tenho as canções baixadas no pc em casa, kkkk... Além de ser muito bonitinho é um ótimo filme para ser trabalhado com crianças aprendendo inglês. É muito divertido mesmo! Amy Adams é linda!! Adorie, como você disse, um só adjetivo não basta para definir o filme. Ele é mais que fantástico.

Beijos Leandro!! :*

Alinne Silva disse...

AMO ESSE FILME! Coisa mais linda, ainda mais sendo apaixonada pelo McDreamy *-----*