terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

WE HAVE TO GO BACK: Jack Shephard

E eis que finalmente chegou o dia! Hoje tem início a temporada final de uma das séries de maior sucesso da história da TV. E em homenagem a esta tão significante data, estréia hoje aqui no NeriBING uma minissérie de posts a respeito de alguns personagens da trama de LOST. A quem tem medo de spoilers, não há razões para preocupar-se, pois não me aterei a detalhes da trama. Para quem não gosta ou nunca assistiu, sem dramas também. Pretendo me focar mais nas características dos personagens e não na série em si! So... It's time! We have to go back! Enjoy it!
...
Jack Shephard, interpretado por Matthew Fox, é um dos personagens centrais da série e, de longe, o meu favorito. Na verdade, Jack foi o favorito de muitos até meados da terceira temporada, quando a atenção dos espectadores começou a voltar-se para outras figuras. Apesar disso, minha opinião não mudou. E sabem por quê? Eu simplesmente me pareço demais com o Jack para odiá-lo. Explico:

Jack é um cara inteligente (perdoem-me a falta de modéstia), que tem sérias dificuldades relacionais e adora consertar as coisas. Jack gosta de ajudar as pessoas (todas!). Jack gosta de estar no comando e sempre procura manter a compostura quando tudo se torna um caos (É só "contar até 5", não?).

E não pára por aí! Jack também pode ser extremamente obsessivo e agressivo. E, às vezes por coisas pequenas como curiosidade, perde completamente o controle. Outra característica que me chama atenção em seu personagem é a racionalidade. Jack não é o tipo de pessoa que acredita em algo apenas porque é conveniente acreditar. Ele precisa de provas. (Bem assim sou eu... Me peça para acreditar em algo e eu direi "não"... Me dê razões para acreditar em algo e então conversaremos!)

Jack também não é muito bom quanto a suas frustrações e decepções. Sua tendência pode ser até a de simplesmente deixar acontecer após desistir... Bem assim de um extremo a outro... Assim como de repente pode voltar a querer agir, como foi mostrado no final da 5ª temporada.

A razão para tanta gente ter deixado de admirar Jack, muito provavelmente, está ligada ao fato de ele ter começado a apresentar seu lado ruim, suas fraquezas e moléstias... E nem chega a ser estranho um ser humano deixar de gostar de outro após conhecer suas limitações... Que se dirá dos telespectadores de uma série? Foi até bem fácil esquecer tudo que o cara fez pra manter a galera da ilha a salvo nas primeiras temporadas (bem como é fácil esquecer as qualidades do próximo quando este mostra-se defeituoso).

O que posso dizer é que todo esse destrinchar do personagem de Jack só me fez gostar mais ainda do cara... Afinal, detestá-lo seria quase como detestar a mim mesmo... Aliás, se você faz parte do time que odeia Jack, pense bem da próxima vez que for abrir a boca para dizer "Eu odeio o Jack!", porque talvez você já me odeie e nem esteja sabendo...

Leandro Neri

3 comentários:

andre' disse...

Nunca passei a odiar o Jack porque nunca gostei dele... rs
Sério, ele é chato... kkkkkkkkkk

Mas estou aqui adiando para começar a ver a 5ª temporada que já arrumei... Sei lá... Sei que quando começar, não vou mais querer parar, e não estou podendo ficar só por conta de lost esses dias... hehehe

Só pra constar, meus personagens favoritos são o Sawyer, o Desmond e o ben... xD

Abraço amigo!

PS. A Ana Lúcia morreu... =[

Leandro Neri disse...

Enfim... Não era bem esse o comentário que eu esperava de vc...
Só reafirmou que nunca gostou de alguém exatamente igual a mim e ainda acrescentou que ele é "chato"... Thanks...

andre' disse...

^^ kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Olha o exagero! rs.
Eu tava zuando... rs
E eu gosto muito de vc! ;D