quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Convencido de Ignorância


Desde que começou 2010, tenho lido o livro de Jó. Confesso que sempre tive um carinho e um interesse especial por este livro específico da Palavra. A capacidade e força de Jó, sem falar na sua famosa paciência, são até hoje exemplos dignos de nota e memória. Muitos, porém, esquecem que Jó também foi homem. Homem como nós. E foi sob essa perspectiva que procurei fazer a leitura.

Lembro-me que comentei algumas vezes com uma amiga: "Nossa! Mas ele sofre muito! Quero que o livro chegue logo no fim!" (hehe) Claro que pode até soar engraçado. Mas é bem assim que agimos na maior parte do tempo. Sempre que passamos por alguma dor, prova ou tribulação, é isso que queremos: que chegue o fim! A tal "paciência de Jó" ainda tem muito que ser exercitada nos dias atuais!

No feriado, finalmente, cheguei ao fim (da leitura, claro!). Nos capítulos finais da obra, o próprio Deus resolve falar com o humano Jó. Em outras épocas, até já cheguei a achar que Deus tinha sido meio "arrogante" com o pobre homem. Afinal, o cara tava lá na lama e no pó; daí, Deus chega e começa a listar todos os Seus atributos! (Tá? E os mil problemas de Jó???)

Dessa vez, finalmente consegui uma percepção diferente! Sabe qual é um de nossos maiores problemas?? Estamos SEMPRE colocando o foco de nossas dúvidas, problemas e aflições no lugar errado! Sempre olhamos para NÓS MESMOS! Assim fizeram os amigos de Jó, que consequentemente teve de justificar a SI MESMO para esses amigos. Quão doloroso é ter de justificar-se a si próprio! Aliás, não apenas doloroso, impossível!

Deus listou todas as Suas qualidades divinas mesmo! E sabe por que?? Porque Ele é o ponto chave! Não se trata mim nem de você! Se trata de Deus! Tudo é sobre Deus! E é nEle que o foco precisa estar! Até mesmo o próprio sofredor da história demonstra perceber isso quando diz: "Sou indigno; que Te responderei eu? Ponho a mão na minha boca." Quando Deus nos convence de nossa ignorância e prova sua divina autoridade, é tudo que podemos fazer: calar!

Reconheço que é difícil não questionar algumas coisas e acho que nunca conseguirei largar dessa mania, mas uma coisa não posso esquecer. Ele é Deus! E Jó muito pode nos ensinar a este respeito!

Já parou pra pensar que, em vida, ele nunca ficou sabendo da tal conversinha de Satanás com Deus?! Ele sequer poderia imaginar o quanto Deus se alegrava em sua vida, cada vez que o diabo o atacava! Quantas vezes não deve ter questionado se aquilo era o julgamento de Deus sobre ele? Quão admiráveis as atitudes desse herói! Tomemos sua vida íntegra como força e exemplo para nossas vidas e mostremos ao mundo o que realmente importa: ELE.

Leandro Neri

7 comentários:

Alinne Silva disse...

Ótimo texto.
É muito importante compreendermos que o foco em tudo na nossa vida é o Senhor, e que ver desse modo, é muito melhor pra nós.

Xeroo

Ivonete Silva disse...

Adorei o texto, falou muito ao meu coração.
Beijos.

Leandro Neri disse...

Nine!
Obrigado! xD
Tudo é por Ele e para Ele, por meio d'Ele! =]

Ivonete!
Que honra a minha saber que você foi edificada com um texto meu!
Obrigado! =]

オテモヤン!
??? O_o

andre' disse...

Foi um prazer ler seu texto, principalmente lembrando que lemos o livro de Jó 'juntos'... =P
Cada vez é uma experiência nova... E foi uma palavra que me ajudou muito nessa semana!
Obrigado amigo! =D

Grande abraço!

Leandro Neri disse...

Que bom que te abençoou!
Eu que agradeço!
Abraço!

Michele disse...

qdo olho para vida de jó e comparo com a minha vejo o qto sou mesquinha e orgulhosa!!!
eu tenho defict de paciencia!!! odeio esperar! :(

otimo texto!!!
bjos

Leandro Neri disse...

Obrigado, Michele!
Sempre bom saber que passas por aqui! \o/