terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Como ficar rico?

Mais uma vez entrava no ônibus e me preparava para a pequena viagem de ônibus, já comum para quem deseja trabalhar aqui em Brasília. Ia puxar alguma coisa da mochila para ler, quando percebi que a senhora ao meu lado já estava lendo. Era uma espécie de apostila. Espichei um pouco as vistas e achei interessante a leitura que a mulher fazia. Era algo sobre “como ficar rico”. Ali haviam algumas frases que o leitor deveria pronunciar para si mesmo. Coisas do tipo: “Eu determino hoje que serei rico.” Confesso que até aí achei engraçado. A senhora virou algumas páginas. E já sem disfarçar muito, dei uma boa olhada no que havia naquela literatura. Agora o autor estava fazendo algumas perguntas para aqueles que desejassem ficar ricos. Eram perguntas tais quais: “Você está disposto a trabalhar 14 horas por dia, 7 dias por semana?”, “Você está disposto a abrir mão de todos os seus finais de semana?”, “Você está disposto a abrir mão de passar tempo com a sua família ou com seus amigos?”. Seguidas às perguntas, vinha a mesma resposta: “As pessoas ricas estão (dispostas)!”

Fiquei a pensar em que a nossa sociedade se transformou. O homem se afastou do propósito original. Está tudo muito errado. E penso que, muitas vezes, por vivermos em um mundo tão torto, mesmo aqueles que buscam a retidão podem se afastar do bom caminho.

Fiquei pensando sobre a minha disposição para tornar-me rico nos moldes do autor da tal apostila. Se estou disposto a abrir mão de todo o meu tempo para ficar rico? Não. Não estou disposto, não. Se estou disposto a abrir mão do contato com a minha boa família que Deus me deu? Não. Não estou disposto, não. Se estou disposto a deixar de passar tempo com meus amigos e trocar algumas experiências? Não. Não estou disposto, não. Se estou disposto a abrir mão de todo o meu tempo, inclusive finais de semana, sem deixar nada para o meu Criador e Senhor do tempo? Não. Eu não estou disposto.

É. Talvez eu não esteja tão disposto assim a ser um “rico” como escreveu o autor que desconheço. Porém conheço o Autor da Vida e prefiro apegar-me a Sua Palavra, que até hoje tem me sustentado e consolado.

“Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.” [Deuteronômio 8:17-18]

Peço a Deus que não me deixe esquecer Sua Palavra, Sua Fidelidade e Seu Cuidado, sempre constantes e presentes em minha vida. Que meus olhos não percam o alvo. Que meus pés não percam o caminho. Que minha confiança esteja no único que é digno dela. Que meus ouvidos estejam atentos aos Seus mandamentos e o meu coração preparado para as conquistas que Ele quiser me conceder.

Que Deus os Abençoe!

Leandro Neri

5 comentários:

andre' disse...

sempre achei que nunca tive uma tendência a me tornar rico... depois dessa tenho plena certeza! xD

Que Deus realmente não me deixe esquecer tb de tudo que ele tem feito por mim... =]

Belíssimo texto pra encerrar uma bela manhã ao som do Jon... =P

Abraço amigo!

. rafael rocha. disse...

o dinheiro virou religião e, assim como Marx dizia sobre ela, o 'vil metal' também é o ópio do povo...

bela reflexão!

também não há em mim qualquer disposição para enriquecer

para as pessoas que me cercam, no entanto, dedico todo o meu reservatório de ânimo, disposição e esforço

Will Lima disse...

nuss...... que tapa......

Rondi, o Benício disse...

eitaH.... vc sempre com essas reflexões q fazem vc pensar na vida neeH... hehehe
mto legaL msmO...
abço mano!

Como Ficar Rico disse...

Gostei da reflexão.
Sabem pessoal, eu acredito que a verdadeira riqueza tanto está fora como está dentro. Portanto, o nosso interior é a reflexão do nosso exterior e vice-versa.
Não acredito que para ficar rico seja que advicar de muitas coisas da vida. Existem milhares de formas para se ficar rico! Sabiam que pôr dia, em milhares de pensamentos que passam pela nossa mente, temos pelo menos três que são géniais. Basta um desses pensamentos para nos tornar ricos!
Valeu galera!
Abraço,
Carlos